Mantenha seu cão sempre perto de uma área sombreada – Foto: thinkstockphotos
As altas temperaturas deste verão deixam qualquer um cansado e sem pique para se exercitar, certo? Errado. Certamente um dos pedidos da virada do ano de quem tem um pet em casa foi que ele tenha saúde e viva bem por muito tempo. Para que isso aconteça ele precisa, entre outros cuidados, de uma atividade física regular. A dica é buscar alternativas para que a prática de exercícios seja feita com segurança, mesmo neste calorão.
– Os passeios ao ar livre devem acontecer pela manhã, antes das 9 horas, ou ao entardecer, após as 18 horas, momentos em que o sol não está tão forte. Não se esqueça de levar água fresca e respeitar os limites do animal. Se apresentar ofegação excessiva, pare e procure resfriá-lo rapidamente.
– A prática de exercícios na água é uma ótima alternativa para driblar o calor, além de ser uma diversão garantida. Alguns cuidados são importantes: proteja os ouvidos dos cães para evitar umidade, o que pode causar inflamação e infecção dos condutos auditivos. Ao final da brincadeira, enxague o pet com água corrente. Se a diversão for na piscina ou outro local onde a água possa ter resíduos, um banho com xampu neutro próprio para cães é recomendado. Sempre seque bem os pelos. Primeiro com uma toalha e depois finalize com o auxilio de um secador frio ou morno. Não é indicado deixar o pet com os pelos e a pele úmidos por muito tempo. O calor e a umidade podem levar a infecções de pele difíceis de ser tratadas.
– Mantenha seu cão sempre perto de uma área sombreada. Deixe à disposição muita água fria ou gelada para que ele possa se refrescar.
Desta forma seu melhor amigo vai aproveitar o verão com segurança e saúde.
Fonte/Reprodução: por Fernanda Fragata – epoca.globo.com