Palestra sobre visual merchandising no dia 18 vai abrir a feira realizada pela ABERC. Iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela Francal Ablac Show para impulsionar o mercado calçadista ao longo de todo o ano.
Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal
Maior feira regional de calçados do País, a BAHIACAL, promovida pela ABERC – Associação Baiana das Empresas de Representação de Calçados e Atividades Afins, vai contar na edição deste ano, de 19 a 21 de janeiro, com apoio institucional da Francal Ablac Show, que participa do evento promovendo, juntamente com a ABERC, uma palestra sobre visual merchandising exclusiva para lojistas do setor. A Francal Ablac Show também terá um estande para estreitar ainda mais o relacionamento com o mercado local.
Ao marcar presença na BAHIACAL, a Francal Ablac Show dá prosseguimento ao conjunto de ações coordenadas para impulsionar o mercado calçadista o ano todo, anunciadas em agosto do ano passado quando a Francal e a Ablac firmaram a parceria.
Entre estas ações está a promoção de conteúdo de alta qualidade com especialistas em diferentes áreas para as feiras regionais, de forma a ampliar o acesso dos lojistas a informações relevantes para a gestão de seus negócios, permitindo a obtenção de novos conhecimentos em suas próprias cidades ou regiões.
E não poderia haver melhor lugar para inaugurar esta participação nas feiras regionais. Reconhecida pela organização, foco no fechamento de negócios (na última edição, em julho de 2019, foram movimentados R$ 50 milhões) e pela variedade de modelos e marcas de calçados, a BAHIACAL vai reunir 85 expositores – que representam cerca de 300 marcas – e espera receber mais de 1.200 lojistas e empresários da moda da Bahia, Sergipe e de um crescente número de outros estados do Norte e Nordeste.
Conteúdo exclusivo para lojistas
A palestra promovida pela Francal Ablac Show e ABERC acontece no dia 18 de janeiro, véspera da abertura da BAHIACAL, no Hotel Quality São Salvador, e é gratuita para os lojistas inscritos na feira, com vagas limitadas.
Cintia Lie Matuzawa, diretora da Invarejo Co., professora de instituições como Istituto Europeo di Design (IED), ESPM e FAAP, vai tratar de um dos temas mais sensíveis quando o assunto é experiência de compra do consumidor: o visual merchandising. Trata-se de um conjunto de técnicas de marketing que deixam o ponto de venda mais bem estruturado e sinalizado, e com layout que facilita o processo de compra, o que ajuda, e muito, a impulsionar os negócios dentro das lojas físicas.
O presidente da ABERC, Rodrigo Kehl, comemora a parceria com a Francal Ablac Show para enfrentar o desafio de profissionalizar o setor calçadista. “Esta palestra vai abrir a feira e será importante. Estamos com mais de 110 inscrições confirmadas, o que nos deixa muito satisfeitos e confiantes”.
O dirigente adianta que já está conversando com a Francal Ablac Show para que a parceria tenha continuidade em edições futuras e até mesmo fora da BAHIACAL. “Como associação, queremos realizar, junto com a Francal, eventos fora da feira, de modo a manter a tradição da ABERC de levar conhecimento para nosso varejo no interior da Bahia, principalmente para os médios e pequenos clientes que precisam se modernizar”.
Para o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, a Francal Ablac Show começa sua estratégia de feiras regionais com o pé direito. “A BAHIACAL é um evento de grande relevância numa região que cada dia mais consolida sua importância no mercado de calçados e bolsas. Com isso, estamos dando mais um passo no compromisso que firmamos para o desenvolvimento do setor”.
A 28ª BAHIACAL acontece de 19 a 21 de janeiro, no Estacionamento G1 do Shopping Bela Vista. Conta com o patrocínio da Patrus Transporte, Macle Sistemas e Gerpack Embalagens, e apoio institucional da FCDL Bahia, Francal Ablac Show, Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Bolsas e Acessórios (ABRECAL) e Conselho Regional de Representantes Comerciais da Bahia (CORE-BA).
Francal Ablac Show
Francal Ablac Show 2020 é uma parceria entre a Francal e a Ablac – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados para impulsionar o mercado calçadista o ano todo com uma série de ações coordenadas. Além da participação em feiras regionais por todo o País, a parceria é responsável pela criação do Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado e, agora em janeiro, fará uma missão de lojistas de calçados e bolsas para a NRF 2020, em Nova Iorque, maior evento do varejo mundial.
Outros eventos programados, são: encontros pós NRF (fevereiro), Rodadas de Negócios em Franca/SP (abril) e Novo Hamburgo/RS (setembro), Francal Ablac Show 2020 (1 a 3 de junho), em São Paulo, e Francal Ablac Show – Salão Alto Verão (24 e 25 de agosto), também em São Paulo.
Com sede em São Paulo, a Francal Feiras, maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, atua em 15 diferentes setores, entre eles o calçado e bolsas, conectando a indústria brasileira ao varejo e a importadores dos cinco continentes. Concentra negócios, moda, conhecimento, soluções e serviços para o varejo em total sintonia com as demandas de um setor em constante transformação.
A Ablac – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados possui cerca de 1,8 mil associados, entre eles as 40 maiores redes de lojas de calçados brasileiras, que reúnem 14 mil pontos de vendas e são responsáveis por cerca de 51% do faturamento do canal. Com forte atuação institucional, a entidade vem ampliando suas atividades nos últimos anos no campo político e, agora, soma-se à Francal para ofertar aos seus associados novas oportunidades de especialização em diferentes áreas do conhecimento, bem como de aquisição de produtos.