Lançada em julho, plataforma já teve adesão de 10 fabricantes e comercializa mais de 200 produtos; com crescimento de 40% na pandemia, comércio eletrônico ajuda empresas a sobreviver
O casal Rosemeire Aparecida Porfírio Castelani e Ronildo Manoel Castelani, da VWA Boots, começou a vender pela Internet no Giga Varejo. – (Foto: Divulgação)
Já está no ar o Giga Varejo ( http://www.gigavarejo.com.br ), marketplace lançado em julho pelo empresário Luis Eduardo Martins, para atender os pequenos e médios fabricantes de vestuário, calçados e acessórios de Franca (SP). Nesta pandemia, o setor de e-commerce registrou 40% de crescimento e, com investimento de R$ 120 mil, o jovem empreendedor disponibiliza a plataforma de vendas como oportunidade para as marcas locais venderem pela Internet. Dez fabricantes, totalizando mais de 200 produtos, já fizeram a adesão, que é gratuita.
O empresário Luis Eduardo Martins, de 21 anos, criou o Giga Varejo para ajudar os pequenos fabricantes de Franca (SP) a venderem pela Internet. (Foto: Igor Morais)
“Criei a plataforma com o objetivo de ajudar os pequenos fabricantes da nossa cidade a continuarem vendendo e sobreviverem nesta crise. Com as lojas físicas fechadas por conta do isolamento social, as compras on-line ficaram ainda mais populares e necessárias. No Giga, eles têm a oportunidade de iniciar no comércio eletrônico e vender seus produtos com estrutura, logística, marketing e segurança, com custo zero e retorno de 100% do preço de atacado”, diz o empresário Luis Eduardo Martins.
Desde o início da pandemia, mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Antes, a média mensal era de 10 mil lojas. Além disso, as vendas on-line cresceram 40%, com destaque para os segmentos de calçados, artigos esportivos e moda.
À frente da VWA Boots, Rosemeire Aparecida Porfírio Castelani e o marido Ronildo Manoel Castelani fabricam há cinco anos calçados masculinos e femininos. Os modelos de coturno, tênis, botas e destroyer sempre foram vendidos pelo Facebook ou diretamente para lojistas em vários Estados. O casal, que já sentia necessidade de criar um site próprio, viu no Giga Varejo a oportunidade de começar a vender pela Internet com custo zero.
“Sempre trabalhamos com lojistas. Agora, no Giga, vamos chegar até o consumidor final, em todo o Brasil. A minha expectativa é grande, estou empolgada, com muita esperança e fé em Deus que vamos aumentar as vendas e conseguir uma margem maior de lucro. Estou muito feliz e satisfeita com a plataforma, principalmente porque não cobra taxas altas, como nos outros sites. E com retorno de 100% do valor do produto podemos trabalhar com preço acessível”, disse Rosemeire.
Com experiência de 15 anos no mercado e vendas em diversos marketplaces, a DexShoes também aderiu ao Giga Varejo como mais uma alternativa de e-commerce. A empresa fabrica sapatênis masculino e já cadastrou 40 produtos, com destaque para os kits que contemplam calçados e acessórios.
“O Giga é da nossa cidade e achamos muito interessante por ser voltado para os fabricantes de Franca, com adesão gratuita e recebimento total do valor de atacado. Achei a plataforma simples, então qualquer pessoa consegue cadastrar e navegar. Vale destacar o suporte, com atendimento ágil e prático, sem burocracia e aprovação dos produtos no mesmo dia. Alguns marketplaces demoram dias e até três meses para aprovar. Temos uma boa expectativa em relação às vendas”, disse Andressa Ribeiro, gerente de e-commerce.
O empresário e sócio da Doc Shoes, Vinícius Godoi, fabrica coturnos, botas, tênis e sapatênis, masculinos e femininos, e agora vai lançar a linha de sapatos sociais. Ele também já vende em outras plataformas e está otimista em relação ao Giga Varejo.
“É um canal a mais de venda e acredito que o Giga se tornará uma grande plataforma, por isso decidi fazer parte desde o início, já reconhecendo o seu potencial. Como vantagem, gostei bastante de saber o valor final de cada venda, sem precisar calcular taxas, já tendo a facilitação e otimização do tempo”, disse.
“O investimento feito pelo Giga Varejo nos traz uma motivação enorme, visto a publicidade feita para os nossos produtos. Isso faz transparecer a confiança depositada em nós vendedores, além do fato da grande visibilidade trazida aos fabricantes de Franca. Estou esperançoso e confiante com o sucesso da plataforma”, completou Vinícius.
A plataforma
Lançado durante a pandemia do novo coronavírus pelo empresário Luis Eduardo Martins, da Agência EVA Commerce (que desenvolve website para e-commerce e aplicativos), com investimento de R$ 120 mil, o Giga Varejo ( http://www.gigavarejo.com.br ) é uma vitrine de vestuário, calçados e acessórios para os PMEs (pequenos e médios) fabricantes de Franca marcarem presença no mundo digital, por meio de uma operação estruturada, que oferece serviços com segurança e logística.
Para fazer a adesão gratuita é preciso apenas ter CNPJ ativo estabelecido na cidade e, no mínimo, 10 modelos do seu produto. O fabricante recebe 100% do preço de atacado.
A plataforma tem layout interativo e de fácil usabilidade. Com gerenciamento simples e por meio de dispositivos móveis (Android e iOS) possui integração com os maiores players do mercado, na categoria de envios e de pagamento.
A equipe oferece assessoria para ajudar seus usuários a montarem suas páginas, a fim de garantir autonomia do fabricante. Além disso, disponibiliza toda a logística de uma loja virtual com dados como vendas, controle financeiro, chamados de clientes (troca, reclamações, devoluções) e área de chat (para suporte técnico). Outros serviços associados, como fotografia dos produtos e consultoria diária para atualizar a loja, também são disponibilizados com preços acessíveis.
O empreendedor
Luis Eduardo Martins é um jovem empreendedor de Franca (SP). Com apenas 21 anos de idade ele está à frente das empresas 7M Boots (loja virtual de botas texanas), Baby Reborn (loja virtual de brinquedos importados) e Agência EVA Commerce (desenvolvimento de website para e-commerce e aplicativos). Filho de um casal de sapateiros, profissão tradicional na “capital do calçado”, Luis Eduardo descobriu seu dom para os negócios aos 16 anos e hoje comanda 50 funcionários diretos e 80 indiretos. Atualmente dedica-se a dois projetos de marketplace: Giga Varejo, para atender os pequenos e médios fabricantes de vestuário, calçados e acessórios da sua cidade natal, e a plataforma Blun, que será lançada em setembro, voltada para o segmento de pet shop.
SERVIÇO:
Marketplace Giga Varejo
Site: http://www.gigavarejo.com.br
Investimento: adesão gratuita
Informações: (16) 99312-8168 / contato@evacommerce.com.br