Fonte de fibras e vitaminas, o cereal, conhecido por ser ingrediente da cerveja, pode virar inúmeras receitas nutritivas, de pães a saladas – (Foto: Divulgação)
Sua popularidade como matéria-prima da cerveja não faz jus à importância e versatilidade que tem em tantas outras preparações. A cevada, ou cevadinha, como é conhecida, vai muito além de ser somente a alma dessa bebida milenar, que dá origem ao malte, responsável pelo corpo, cor e aroma da cerveja. Fonte de fibras, vitaminas e carboidratos, o grão pode ser facilmente inserido na alimentação para uma rotina alimentar mais equilibrada e nutritiva.
Esse cereal é um alimento natural que foi por muito tempo conhecido apenas como um ingrediente da cerveja, mas de alguns anos para cá, ganhou protagonismo em receitas brasileiras tradicionais por seu alto valor nutricional. Segundo a nutricionista da Ambev, Júlia Toledo, “a cevada é um cereal muito nutritivo, fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como magnésio, selênio e fósforo. Seu consumo é recomendado como parte de uma dieta saudável, desempenhando um papel fundamental no fornecimento de energia para o corpo”.
Versátil e com sabor suave, a cevada pode ser introduzida no cardápio de formas distintas e consumida crua ou cozida. De acordo com Júlia, o grão pode ser adicionado em saladas, snacks, sopas e até mesmo em pães, que ganham mais sabor e nutrientes com o ingrediente. “As variações de massas também podem ser mais bem aproveitadas com a inclusão desse cereal. É possível encontrar no mercado uma outra versão de cevada: tostada ou moída, muito utilizada como substituta ao café, uma vez que não possui cafeína”, explica a nutricionista.
Na cerveja, a cevada pode ser usada tanto in natura quanto malteada e o seu papel será propiciar corpo, cor, aroma, espuma e dulçor na bebida. Júlia comenta que as propriedades e benefícios da cevada também podem estar presentes na cerveja e reforça que o consumo moderado deve ser pautado sempre levando em consideração as características fisiológicas e metabólicas de cada indivíduo. Para Carolina Loureiro, beer sommelière da Ambev, a quantidade desse ingrediente na cerveja vai depender do estilo que está sendo produzido pelo mestre-cervejeiro, “as versões que possuem um corpo maior precisam de mais malte, por exemplo. Além da cevada, outros cereais são usados na produção da cerveja, dependendo das características e sabores de cada receita, como arroz, milho, aveia e trigo”, conta a especialista.
Ambev e a Bimbo Brasil produzem pães com malte cevada para doar a comunidades
Pensando exatamente nos benefícios do ingrediente e atuando em mais uma frente para auxiliar a população diante da crise da Covid-19, a Ambev e a Bimbo Brasil, empresa líder em panificados, vão produzir 540 mil fatias de pão feito justamente com o malte de cevada como ingrediente principal da receita, utilizado a partir da cadeia produtiva da cervejaria. O alimento será destinado a 680 entidades do Mesa Brasil SESC e CUFA (Central Única das Favelas), que redirecionarão os pães para pessoas que vivem em comunidades vulneráveis.
As doações serão feitas a partir do dia 22 de junho por meio do banco de alimentos Mesa Brasil SESC para as cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF) e Gravataí (RS), e da CUFA, na cidade do Rio de Janeiro.