* A lista abaixo reúne sugestões de obras nacionais para você conhecer e aproveitar os próximos dias longe da folia. - (Foto: Divulgação - Pexels)
Se você vai aproveitar o Carnaval para descansar e está buscando livros para colocar a leitura em dia no feriado, confira esta lista! Entre as sugestões, você descobre obras nacionais de todos os gêneros e formatos – da poesia à prosa, da biografia à autobiografia, da ficção científica à fantasia.
Fios da história, de Célio Turino
Os poemas são um manifesto crítico que atravessam alguns dos principais dilemas contemporâneos. A superficialidade humana diante da inteligência artificial, a rotina adoecedora de trabalho e os conflitos da imigração são alguns dos temas abordados pelo autor. A obra também exalta a força das pessoas comuns que passaram despercebidas na História, mas que a construíram mesmo assim, sem precisar de data, decreto, políticos, reis, guerreiros e profeta.
Rabena Karib, de Cristina Seixas
Com uma narrativa contada em primeira pessoa, a biografia imerge nas vivências de Vittorio, um imigrante ítalo-egípcio cuja jornada está intimamente conectada aos eventos históricos do século XX. Com pouco dinheiro, ele chegou ao Brasil e, sem referências, trilhou seu caminho até se tornar um importante alfaiate e integrante da equipe da Casa Canadá, estabelecimento de moda de luxo, que virou símbolo da elegância carioca entre as décadas de 1940 e 1960.
Mortes no sobrado, de Fátima Sá Paraíba
O romance narra uma investigação conduzida pelo Inspetor Pingo D’Água sobre uma série de mortes inexplicáveis em um sobrado enigmático no sertão paraibano. A trama mistura elementos que desafiam a explicação puramente racional, como visões e a linha tênue entre realidade e sobrenatural, dando um tom de mistério além do romance policial tradicional.
Contos para ler em voz alta, de Rafael Nagime
Esta coletânea de textos carrega em seu título uma dupla mensagem: é ao mesmo tempo uma memória afetiva do autor, que ouvia histórias no colo da avó Hilda, e um tributo à força da narrativa oral. Com um estilo fluido e introspectivo, os contos conduzem o leitor por universos íntimos e coletivos, em que personagens confrontam os próprios fantasmas, hábitos e arrependimentos.
Atleta corporativo, de Cesar Cotait Kara José
A relação entre atividades esportivas e alta performance profissional costuma ser debate recorrente de pesquisas e já se tornou uma percepção compartilhada entre muitos executivos. Esse tema agora ganha uma contribuição inédita com este livro, que transforma o conceito em um método prático e estruturado, aplicável à rotina de gestores e equipes. A obra apresenta um guia que une o movimento do corpo ao crescimento no mercado de trabalho.
As perdas no caminho, de Renata Seldin
Este livro narra uma jornada real na luta pela construção de uma família através da maternidade. Em um relato intimista sobre a mudança de seu olhar acerca do assunto, a autora passa pelas marcas emocionais de duas perdas gestacionais, procedimentos médicos e tentativas frustradas, com uma perspectiva sensível para as vulnerabilidades, os traumas e os desafios experienciados durante uma década, que afetaram desde suas relações pessoais até a maneira de compreender seu lugar no mundo e seu trabalho.
Benedicite 2 – O novo lar, de Rodrigo Erthal
Johnny Deal Halberty é um jornalista investigativo e fotógrafo de natureza reconhecido internacionalmente. Porém, tudo muda durante uma expedição ao Parque Nacional Amboseli, no Quênia, quando ele presencia a queda de um objeto misterioso que desencadeia a descoberta de uma nave de origem extraterrestre. A partir desse evento, o protagonista da trilogia Benedicite é envolvido em um segredo mantido por governos do mundo inteiro.
A maldição da mandioca, de Thaís Vieira de Souza
Na avançada São Paulo de 3050, Max se sente solitário e decide embarcar na maior aventura de sua vida: uma viagem ao passado turbulento do Brasil. Desde o "descobrimento" até os ciclos do Império, República e Redemocratização, ele mergulha em fatos históricos, testemunhando a persistência da "maldição da mandioca" e de um imediatismo que moldou as decisões nacionais. Nessa viagem através do tempo, o protagonista se verá diante do dilema de ser mais do que um mero observador da história.
O supercão caramelo, de Thiago Yashiki
Após um acidente nada discreto na usina nuclear de Angra dos Reis, Fred, um simpático cãozinho caramelo, ganha superpoderes dignos de cinema. Agora, com uma capa azul esvoaçante e uma máscara, ele patrulha o Rio de Janeiro salvando moradores de enchentes, deslizamentos e todo tipo de confusão. Mas um misterioso vilão anda aprontando pelas ruas, e Fred precisa deter o ladrão sem que ninguém descubra sua verdadeira identidade.
Comentários