/Setor calçadista reage e contrata 2 mil pessoas em fevereiro

Setor calçadista reage e contrata 2 mil pessoas em fevereiro

José-Carlos-Brigagão-do-Couto

José Carlos Brigagão do Couto, presidente do Sindifranca

As indústrias calçadistas de Franca contrataram 2.014 funcionários no mês passado. O número do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado ontem, 23, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, é resultado de 2.512 admissões e 498 demissões, em fevereiro.

Para o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, os dados positivos apontam para a recuperação do setor, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. “Em outubro de 2013, Franca teve seu ápice de produção e contava com 30.381 funcionários. Estamos lutando para voltar a esse patamar”, disse ele.

Atualmente, as fábricas de calçados da cidade contam com 21.124 trabalhadores com carteira assinada em suas esteiras. As contratações deste primeiro bimestre representaram uma recuperação de 3.385 oportunidades de emprego, 26,7% das 12.642 vagas fechadas desde outubro de 2013. As estatísticas ainda mostram que houve aumento de 23,4% nas contratações ocorridas em fevereiro de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.

“Apesar da situação econômico-política que estamos atravessando, novamente o setor calçadista de Franca mostra sua capacidade de reação à crise. Porém, não acreditamos que vamos recuperar ainda em 2016 o total de vagas perdidas nos últimos dois anos”, finalizou Brigagão.

 

Foto: Sindifranca.org.br