/Ler nas férias: dicas de como incentivar a leitura para crianças e adolescentes

Ler nas férias: dicas de como incentivar a leitura para crianças e adolescentes

  • Férias escolares também são um momento para estimular o hábito da leitura entre pais e filhos, com muita diversão e aprendizado. – (Foto: Ilustrativa/Freepik)

As férias de janeiro são um período propício para descansar a mente e realizar atividades em família. Por que não aproveitar esse momento para desenvolver o hábito da leitura?

Alguns benefícios trazidos pela leitura são: a contribuição para ampliar o conhecimento, o desenvolvimento cognitivo e a expansão do imaginário das crianças e adolescentes. Criar o hábito de ler traz novos aprendizados, mais criatividade, mais conhecimento da língua portuguesa, além de colaborar no desenvolvimento mental, emocional e social das crianças e jovens, construindo um senso crítico e melhorando seu desempenho comunicativo.

Segundo a pesquisa da entidade Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, 44% dos brasileiros com mais de cinco anos não leram livro algum nos últimos três meses, com a falta de tempo e paciência sendo os principais obstáculos. Além disso, nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu mais de 6,7 milhões de leitores.

Para isso, nestas férias, a editora SM Educação e a Fundação SM, que atuam no fomento à leitura, dão dicas de como incentivar este hábito, tanto para os pais ensinarem, quanto para esses jovens tornarem tal atividade mais interessante e prazerosa. Criar um ambiente propício, dar exemplo via pais e deixar que as crianças escolham os livros que vão ler são alguns exemplos de iniciativas que estimulam a leitura.

Para falar sobre este assunto com mais profundidade e dar mais exemplos e dicas, temos um porta-voz disponível. Caso tenha interesse, estou à disposição para agendar uma conversa.

Seguem também, algumas dicas livros para a leitura da SM Educação:

Meu Melhor Amigo – do autor Miguel Tanco (para Educação Infantil): O livro aborda temas relacionados ao universo infantil, como a amizade construída na interação entre as crianças e seus animais de estimação.
Vamos acordar o dia? História de uma linha só – do autor João Anzanello Carrascoza (1º e 2º anos) – micro contos.
O livro dos talentos – do autor Leo Cunha (3º e 4º anos): O menino narrador e protagonista da história dialoga com sua irmã adolescente sobre os talentos de ambos e possíveis profissões para o futuro.
Histórias guardadas pelo rio – do autora e ilustradora Lúcia Hiratsuka (5º e 6º anos)
O Caderno do Jardineiro – da autora e ilustradora Angela-Lago (7º e 8º anos)
Salvaterra: breve romance de coragem – da autora Marília Lovatel (9º anos e Ensino Médio)