- Por Ana Claudia Badra Cotait – Presidente do CMEC Nacional. – (Foto: Divulgação)
O Outubro Rosa vai além da cor que ilumina cidades e monumentos. É um movimento mundial para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de ser um chamado à consciência, essa campanha nos lembra que a prevenção e o autocuidado são caminhos para salvar vidas e fortalecer histórias.
Mais do que um símbolo de combate à doença, é um momento de reforçar a atenção ao corpo, à mente e às emoções, lembrando que cada mulher merece se colocar em primeiro lugar quando o assunto é saúde. A campanha também reforça que se cuidar é um ato de amor próprio e de responsabilidade com nossa família, com nossos sonhos e com tudo aquilo que construímos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, cerca de 73 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no país e a doença é o tipo mais comum, representando 30% dos casos no público feminino. Mas, apesar desse número ser preocupante, quando a doença é detectada em seus estágio inicial, tem até 95% de chances de cura, o que reforça a importância do autocuidado.
O CMEC Nacional – Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura – órgão da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – trabalha para criar um ambiente de apoio para que cada mulher possa se desenvolver com saúde e equilíbrio. Nós acreditamos que o fortalecimento da mulher é passa pelo equilíbrio entre saúde física, mental e autoestima e, que, assim como a prevenção é essencial para vencer a doença, o cuidado com a saúde é o que permite às nossas empreendedoras enfrentarem os desafios diários com confiança, energia e coragem.
E a busca pelo equilíbrio entre empreender e ter saúde e qualidade de vida é o tema central do 6º Liberdade para Empreender que será realizado no dia 25 de novembro, em São Paulo. Com o tema “On-line/Off-line – Empreender no Digital e Viver no Real: Equilíbrio é o Novo Sucesso”, (cmecmulher.com.br/liberdadeparaempreender2025) o evento reunirá especialistas em gestão, comportamento, psicologia e bem-estar para discutir como prosperar nos negócios sem abrir mão da qualidade de vida.
Promovido pelo CMEC, o encontro reunirá empreendedoras de todo o país em um espaço de troca, aprendizado e networking. Será um momento para debater, de forma prática e inspiradora, como equilibrar ambição profissional e saúde pessoal, sem perder de vista o que realmente sustenta o sucesso: o nosso bem-estar.
Para nós do CMEC, o Outubro Rosa nos mostra que sem cuidar da saúde não há futuro sustentável nem nos negócios, nem na vida. Quando nossas empreendedoras valorizam a prevenção e o autocuidado, elas ampliam a capacidade de liderar, inovar e inspirar outras mulheres para se desenvolverem com equilíbrio e confiança. Nesse mês de conscientização, renovamos nosso compromisso de lembrar à todos que se cuidar não é um luxo, é a base de toda conquista.
SOBRE ANA CLAUDIA BADRA COTAIT
Ana Claudia Badra Cotait é presidente do CMEC Nacional – Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura – órgão da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) – que atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 900 conselhos da mulher, distribuídos pelo Brasil.
http://cmecmulher.com.br/liberdadeparaempreender2025
http://www.cmecmulher.com.br
http://www.instagram.com/cmecmulher
http://www.instagram.com/anaclaudiabadra